top of page

Blog Divina Wedding

Tudo que você precisa saber sobre casamento!

PAJENS, DAMINHA, FLORISTAS E PLAQUINHAS – UM SHOW À PARTE !

  • divinawedding
  • 13 de jul. de 2014
  • 4 min de leitura

Pajens, daminhas e floristas. Personagens tradicionais nas cerimônias de casamento. Mas afinal de contas, qual é a função de cada um deles ? Os pajens são os meninos que carregam as alianças até o altar (que podem estar em uma pequena bandeja de prata ou presas numa almofadinha), ou à Bíblia, no caso de haver mais de um. Se não houver um pajem, a daminha pode fazer esse papel. Se houver, a daminha ou as daminhas, elas entram com ele. Depois das daminhas e pajens, vem a florista. Ela entra carregando uma cestinha com pétalas de rosa e as joga na abertura da cerimônia ou antes e na entrada da noiva. No final da cerimônia, ela entrega botões de rosa para serem entregues as madrinhas e os buquês para serem entregues as mães dos noivos. Vale lembra que a maior parte das igrejas católicas tem restrições muito sérias com o item de pétalas na igreja, nesse caso é bom conversar antes com a pastoral da igreja.


E as dúvidas com relação a esse assunto continuam ! Quem deve ser escolhido, qual idade ideal, o que eles devem fazer e como devem se vestir? A Divina Wedding ajuda você em cada passo dessa caminhada ! Vem com a gente !


Quem deve ser escolhido: Geralmente são crianças próximas do casal: filhos de parentes ou amigos. Mas o principal é que as crianças signifiquem muito para os noivos. Fale com os pais dos pequenos primeiro, pra saber se eles poderão participar da cerimônia, e depois é legal conversar com as crianças, perguntar o que elas acham da ideia, explicar o que vai acontecer. Para uma criança insegura, uma conversa bem simpática com a noiva pode ajudar muito a dar aquela coragem!


Qual idade ideal: Não há uma idade ideal, mas evite escolher crianças muito novinhas, porque a chance delas ficarem com medo ou vergonha, e não entrarem é bem maior… O ideal é que tenham mais de 4 anos, ok? Nesse caso, é sempre importante que haja um plano B: uma criança maior acompanhando a criança menor. Uma dica é que se a criança pequena resistir em entrar na igreja, não deve ser forçada, atrasando a cerimônia. Neste caso, a criança maior deve entrar sozinha. As crianças são capazes de dar à cerimônia do casamento aquele ar mágico e todo especial de ingenuidade e inocência, ajudando a criar um clima de conto de fadas.

terninhos-pajens.jpg

Quantos ?: A quantidade de daminhas, pajens e floristas varia muito, e costuma ser de 1 a 8 crianças. O casamento é seu, então pode escolher quantas crianças quer na cerimônia e também se vai haver apenas meninas ou meninos, e também se todas as meninas serão daminhas ou floristas etc. Mas tenha bom senso, ou seu casamento vai parecer um desfile de crianças… rs


O que vestir: Hoje, as daminhas não devem mais se vestir como as noivas e é bom lembrar que crianças devem estar sempre vestidas de forma confortável. As pequenas devem ter um tom para seguirem, podendo usar todas com o mesmo modelo ou variar. Isso deve ser previamente conversado e acordado entre os noivos e pais. Vale lembrar que quem escolhe o padrão das roupas são os noivos. Com relação aos pajens, eles podem estar com trajes iguais aos dos padrinhos e noivo, caso tenha sido solicitado traje único aos mesmos (Meio fraque, fraque...). Porém hoje, algumas variações são muito bem sucedidas, trazendo a leveza da criança ao cerimonial. As variações de roupas dependem diretamente do horário e estilo do evento, se será de manhã de tarde ou de noite, se é na igreja, no campo, na praia...vamos exemplificar:

Casamento de dia e a tarde: os vestido devem ser mais curtos e coloridos.

Casamento à noite: Vestidos mais longos, com tecidos mais sofisticados, com algum brilho. Lembrando que se trata de roupas de crianças.


Posicionamento: Já na cerimônia, a daminha deve ficar do lado esquerdo do altar e o pajem do lado direito (assim como os noivos). Se tiverem mais do que um casal, organize por ordem de tamanho, do menor para o maior. Se o casamento tiver só damas ou só pajens, eles devem ficar em fila do menor para o maior. Caso tenha mais damas do que pajens (ou vice-versa), o pajem faz par com uma dama de sua altura e as outras entram em fila (do menor para maior), primeiro as damas ou pajens sem par e na sequencia entra o(s) casal (is) de noivinhos, sempre por ordem de tamanho.No altar as posições se mantêm, ou seja, damas do lado esquerdo e pajens do lado direito. Mais do que qualquer regra, sempre vale o bom senso.


E as plaquinhas ? - A moda da plaquinha “Lá vem a noiva” antes da entrada triunfal dela começou nos Estados Unidos já tem um tempinho, com um pajem ou uma florista entrando com a famosa plaquinha “Here Comes the Bride”. Há uns dois ou três anos, logo a moda pegou por aqui também ! E como os noivos brasileiros gostam de incrementar e colocar uma pitada de humor, já há casais que colocam frases engraçadas e diferentes para os pajens levarem.


Prepare além do coração, os ouvidos para escutar com muito carinho a sugestão de músicas, que traremos amanhã, para cada momento do casório ! Imperdível !





 
 
 

Comentários


Postagens Anteriores

Divina Wedding Assessoria de Casamentos

Contato

Tel: (11)    3531-2426

Cel: (11) 9.8391-5905

       (11) 9.9927-8098

Divina Wedding Assessoria de Casamentos
Divina Wedding Assessoria de Casamentos

Siga-nos!

 

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram

© 2014 Divina Wedding Ltda.

bottom of page