O TÃO ESPERADO BUQUÊ !
- divinawedding
- 10 de ago. de 2014
- 5 min de leitura
Vestido de noiva e véu, sapatos, penteado e maquiagem. Itens fundamentais para o grande dia, certo ? Certíssimo ! Mas nessa história tem uma REGRA clara: todas as noivas têm que ter buquê! Ele é um “personagem”, que literalmente é disputado “no tapa”, na hora da festa (rs).
Atualmente, existem mil e uma possibilidades para todos os gostos e para todos os preços. São diversos formatos, estilos, cores e combinações para cada tipo de noiva, e às vezes, escolher um buquê pode se transformar numa difícil jornada! Grande ou pequeno? Flores naturais ou artificiais? Qual será o formato? E a cor das flores? Quais flores usar? Combinações de flores e cores, que há pouco tempo eram impensáveis, são atualmente usadas nos buquês de noiva !
E entre as inúmeras dúvidas que permeiam a cabeça das noivinhas, uma coisa é certa: todas querem surpreender os convidados com o vestido, decoração e claro, também com o buquê!

Para que você não se perca entre tantos tipos de pétalas e cheiros, a Divina Wedding preparou dicas úteis para ajudar nesse importante processo de escolha =) Confira !
1) Aspectos determinantes para a eleição do buquê :
1.1 - A altura e o corpo da noiva: as mulheres mais baixas devem escolher flores menores e ramos redondos com formas estilizadas. As noivas altas podem levar ramos grandes e longos. É importante encontrar a proporção certa.
1.2 - O tom da pele, a cor do cabelo e dos olhos: as noivas morenas ficam favorecidas com cores vivas, como os tons de amarelo, por exemplo. No entanto, as loiras ficam bem com tons brancos e pastel. As ruivas podem usar cores fortes, com tons alaranjados. Os especialistas recomendam que a cor do buquê de noiva deve estar de acordo com os tons de maquiagem e, sobretudo, a cor do batom!
1.3 - O estilo, cor e volume do vestido de noiva: o buquê é um complemento do vestido e deverá estar em sintonia com este. Um traje de corte clássico, com cauda e véu largo, pede um buquê em cascata. Vestidos com bordados pedem um buquê simples. Se o vestido de noiva for simples, pode-se optar por um buquê mais elaborado, com toques de cores.
1.4 - A época do ano: se o casamento for no verão, escolha um buquê de noiva com tons de verde para refrescar a imagem. Se o casamento for no inverno, as flores podem ser colocadas de forma mais compacta. Tente sempre escolher flores da época, pois além de serem mais fáceis de encomendar, são mais baratas.
1.5 - A personalidade da noiva: este é um fator básico no momento de escolher o buquê, pois tal como a escolha do vestido, uma noiva nunca pode parecer que está disfarçada. Para as conservadoras: buquês brancos, sensíveis e com poucas flores.
2) Tempo para escolher o buquê: As noivas devem começar a procurar o buquê com, no mínimo, três meses de antecedência. A dica é ir até um florista, levar uma foto do vestido e amostras das cores que compõe a decoração da igreja e da recepção, pois é importantíssimo que o modelo do buquê esteja de acordo com o estilo da cerimônia, da decoração e do vestido!
Buquês amarrados com fitas brancas, beges ou hera, ou buquês tipo cascata, mais elaborados. Para as mais atrevidas, sugerimos buquês roxos ou de outras cores chamativas, ou até mesmo compostos por rosas em diferentes tons. Na verdade, existem buquês para todo o tipo de noivas: românticas, melancólicas, divertidas, atrevidas, clássicas ou convencionais. O seu buquê a espera!
3) E agora, flores naturais ou artificiais?: As flores podem sim, ser artificiais, mas as naturais são muito mais bonitas e deixam o arranjo mais glamoroso. Em casamentos diurnos, sejam de manhã ou à tarde, o buquê pode ser pequeno ou médio, e as flores ideais são as flores do campo, mas isso também não é uma regra. A noiva pode preferir a flor que mais lhe agradar. Já se o casamento for à noite, o buquê pode ser mais grandioso e com flores nobres.
4) A cor do buquê: Os vestidos brancos ou pérola ficam bonitos com buquês de cores fortes (vermelho, por exemplo) ou coloridos com variadas qualidades de flores. Os vestidos estampados também combinam com os buquês de diferentes cores, desde que esteja em harmonia com o tom predominante do vestido. Buquês totalmente brancos destacam-se à luz de vela ou luz artificial.
5) O formato do buquê: A escolha do formato do buquê geralmente leva em consideração o vestido, o horário do casamento e até mesmo o tipo físico da noiva. Não existem regras fixas e, sim, algumas orientações que irão ajudá-la a compor um visual harmonioso. !
5.1 - Formato Cascata: A disposição das flores fica no sentido vertical, podendo terminar até mesmo na altura dos joelhos da noiva. Fique atenta para que ele não esconda os detalhes do vestido e nem seja pesado demais. Indicado para cerimônias formais.

5.2 – Redondo: Tradicional e romântico, o buquê bolinha é o mais usado. Costuma ter um cabo curto e reunir flores de pequenas a médias. Deve ser segurado com uma ou duas mãos, que devem estar posicionadas na altura da barriga, cotovelo encostado no corpo e as flores logo abaixo do peito.

5.3 - Preso à mão: Um buquê com flores que dão a impressão de acabarem de ter sido colhidas e amarradas com um belo laço. Indicado para ocasiões campestres ou à luz do dia.

5.4 – Ramalhete: Flores de caule longo amarradas com um tule ou o tecido do vestido da noiva, carregadas sobre o antebraço. Entre as espécies mais adequadas estão: rosas, tulipas francesas e lisiantos.

6) Buquê reserva: É a hora do vuco-vuco! As solteiras, casadas, divorciadas, desquitadas... Todas se aglomeram na frente da noiva para a grande hora! Mas para aquelas que gastaram uma fortuna na criação do lindo e belíssimo buquê, nada mais justo do que ter um buquê reserva para jogar nesse momento! Bom, também tem algumas noivas que se encantam tanto com o seu buquê que optam por não jogar o buquê principal e fazer uma réplica para jogar... Afinal de contas, a hora de jogar o buquê é como se fosse a hora de assoprar a velinha em um aniversário!
Uma tendência dos casamentos americanos é comprar outro buquê para jogar às convidadas, este se desfaz em diversos mini buquês quando arremessado, agradando um número maior de amigas solteiras.
A criação do buquê de jogar ou buquê reserva veio com a modernização na confecção do buquê. Hoje são inúmeras técnicas que possibilitam as mais diferentes criações e uso de produtos que conservem o buquê por até oito dias! Algumas noivas brasileiras já estão seguindo a tendência americana e estão providenciando um buquê reserva, que se divide em três partes quando é jogado e, assim, três convidadas pegam o buquê ao invés de uma.

7) Fique por dentro das novidades !
- Buquê com aplicação de cristais, pérolas ou strass entre as flores (somente para casamentos à noite);
- Buquê reserva ou de jogar divertido que se divide e tem recadinhos engraçados, tipo: “Já pode começar os preparativos, você é a próxima”;
- Buquê de pirulitos para daminhas;
- Bolsinha de flores naturais para as daminhas carregarem as alianças;
-O uso de pimentinhas entre as flores do buquê!
Comments