MESA DE DOCES, FOCO DAS ATENÇÕES !!!
- divinawedding
- 11 de set. de 2014
- 4 min de leitura
Sem sombra de dúvida, um dos componentes do casamento que mais chama a atenção é a mesa de doces. Independente do casório ser clássico, bem rústico ou até fora do comum, a mesa de “doçuras” é a parte da festa que mais aparece nas fotos. Quem não quer gastar com decoração ou pretende interferir em cada detalhe da mesa, é bom começar a se preparar e conhecer melhor as várias maneiras de decorar essa parte da festa. A Divina Wedding responde agora, algumas dúvidas bastante comuns sobre esse assunto. Confira !
Qual é a contagem de doces que devo fazer por convidado?
A sugestão é de 5 doces por convidado. Esta conta é exata para os doces terminarem no fim da festa. Caso o casal queira que sobre para os pais levarem, basta aumentar mais um docinho a esse cálculo. Vale lembra que muitas vezes o casamento tem poucos convidados e essa contagem não vai proporcionar um número suficiente para fazer uma mesa bonita. Vale reavaliar a quantidade. Além de fazer a contagem por convidado, é necessário verificar o tamanho da mesa e se o decorador tem uma sugestão de quantas bandejas de doces vão ficar legal nesse cenário.

E sobre a variedade?
A variedade de doces é de 7 a 10 sabores, observando sempre para o ingrediente principal de cada docinho não se repetir. Tente fazer uma mesa atraente para os olhos com doces de cores variadas (como maracujá – amarelo, damasco – laranja, pistache – verde, chocolate – marrom, etc) e formatos diferentes (quadrado, redondo, etc).
Quais os doces que os convidados mais gostariam?
A preferência é o chocolate, e principalmente o brigadeiro. Logo em seguida, as castanha e frutas.

Como fazer a reposição de doces?
Primeiramente, é importante ter o serviço da copeira. Ela inibi que os convidados mais apressadinhos ataquem a mesa antes do horário previsto. Ela também retira as forminhas que sobram, reorganiza as peças e repõe os doces. A melhor opção é ter algumas bandejas extras guardadas com doces já montados, para que possa ser levada para mesa de doces quando os que estavam lá estiverem acabando. Caso isso não seja possível, a copeira leva os doces numa bandeja simples e vai colocando os doces sobre as peças que precisam de reposição.
Como montar uma mesa bonita de doces?
Para a mesa ficar bonita, é necessário saber qual é o estilo dos noivos. Pode ser romântico, moderno, clássico, casual, dentre outros. Assim, fica mais fácil definir quais bandejas usar (prata, vidro, porcelana, espelho, ratam). Estas devem ter alturas diferentes para a mesa ter movimento.
As cores das forminhas devem acompanhar as cores da decoração. Caso na mesa dos doces os arranjos tenham mais folhagens do que flores, as forminhas podem ter cores variadas, caso seja o contrário, mais flores do que folhas, as forminhas podem ser em tons de verde. O ideal é usar tom sobre tom, porque assim os doces mais claros ficam em forminhas mais escuras e os doces mais escuros em forminhas claras ressaltando os docinhos. Na hora de arrumar as bandejas, o ideal é fazer pelo menos 2 camadas de doces, pois a primeira camada normalmente fica mais escondida e a segunda aparece melhor na foto. É claro que tem alguns doces que não podem ser empilhados, pois podem melar ou amassar.

Vale lembra que ultimamente, os casamentos ganham cada vez mais personalidade e toques individuais dos noivos. Na hora de planejar a mesa de bolo de casamento, isso não é diferente. Seguem sugestões para que você tenha uma mesa perfeita, com ideias para um casamento clássico, moderno, íntimo e ao ar livre. Vem com a gente !
Mesa de bolo de casamento clássico
A elegância e a sobriedade marcam esse estilo de casamento, seja na decoração, seja na escolha do bolo e dos doces. As cores devem ser neutras, como o off-white, os tons perolados e o branco. Flores, cristais e velas completam o ar sofisticado para essa mesa de bolo de casamento.

Mesa de bolo de casamento moderno
Os casais que querem uma festa moderna podem investir nas cores e no bom humor na hora de montar a sua mesa do bolo. As flores se apresentam mais coloridas, assim como a própria cartela de cores da decoração, que pode ser mais viva. Materiais diferentes como o vidro podem ser usados para compor a decoração da mesa e os doces podem ser mais variados, como torres de macarons, cupcakes ou mesmo os novos cake pops. A festa, assim como a mesa, pode seguir uma temática diferente ou apenas ter um toque da personalidade dos noivos. Apesar do visual diferente, o evento continua sendo uma festa tradicional, não podendo ser demasiado simples.

Mesa do bolo casamento simples e intimista
Um casamento intimista é pequeno, sendo feito até mesmo em uma casa ou restaurante. Pode ser um mini wedding, um coquetel ou o enxuto “bolo e champagne”. A mesa do bolo intimista pode ter apenas o bolo e um enfeite simples, para não ficar com uma cara “lavada”, pode ter uma composição entre bolo, taças e balde de champagne ou contar com algum item bem pessoal, como uma mesa vintage, por exemplo. A simplicidade será o charme dessa decoração.

Mesa de bolo de casamento ao ar livre
O casamento ao ar livre é, naturalmente, despojado e alegre. A natureza será o item básico de decoração, com os itens e acessórios como complemento. Pode-se investir em cores fortes e vivas, para contrastar com o verde. Floras, folhas e frutas podem compor a mesa do bolo e este pode variar, desde o branco de pasta americana até ao novo naked cake, que combina muito com o clima da festa. Os materiais podem ser mais rústicos, como madeira, papel e feltro. Água, velas e as gaiolas, que agora são tendência decorativa, também casam perfeitamente bem para a mesa do bolo.

Comments